segunda-feira, 15 de novembro de 2010

AR CONDICIONADO DE EFEITO PELTIER CASEIRO



Como voces podem ver, esse sistema foi construído com base no efeito PELTIER.
Uma fonte chaveada que alimenta 02 placas peltier,02 coller e o resto voces já devem saber como funciona, o efeito peltier é hoje o principal sistema utilizado na área da refrigeração.Bebedouros, Adegas, caixa térmica, etc.....são alguns dos produtos que vemos nas prateleiras das lojas e nem se quer sabemos que muitos desses aparelhos, principalmente os bebedouros e adegas, já utilizam o sistema de efeito peltier.

Por isso criei o ar condicionado com o sistema efeito peltier, confesso que funciona,porem com baixa eficiencia, mais poderia funcionar melhor se as placas peltier usadas fossem de potencia muito superior ás que utilizei.
Gostaria muito de ser um engenheiro de fato e rico é claro, ou que alguma empresa se interessasse pelo projeto, e pudesse tocar pra frente.
Gostaria de pedir desculpas para as pessoas que me pedem mais explicações sobre como funciona o aparelho, é que esse é um segredo que ainda não posso revelar, gostaria que me compreendessem por isso.

O que é um Cooler usando elemento Peltier (Cooler Peltier) ?
Basicamente é um elemento que fica entre a CPU e o dissipador de calor.
Um elemento Peltier pode ser descrito como uma bomba de calor - ela transporta o calor de um lado para o outro (efeito descoberto pelo físico francês Jean Charles Athanase em 1834, daí o nome) . Isso significa que um elemento Peltier tem um lado quente e outro frio. Para suportar esta característica, o elemento Peltier usa eletricidade, e muita. Isso significa também que ele, além de transportar o calor, irá produzir calor, ou seja, o computador em geral irá trabalhar mais quente, mas o elemento Peltier irá esfriar o que é preciso, a CPU.

Geralmente, a diferença de temperatura entre o lado quente e o frio é de mais ou menos 70°C, sendo que, nos elementos Peltier de alta performance, essa diferença pode chegar a 120°C.




Vale a pena usar Cooler Peltier ?
Se usado corretamente, um bom Cooler Peltier pode ser uma ótima solução. Se usando incorretamente, ou a sua qualidade não for boa, pode causar problemas ou até por em perigo o bom funcionamento do sistema como um todo. O uso ou não do Peltier, é mais uma questão pessoal.

Quando tempo dura um Cooler Peltier?
A vida útil do elemento é de vários anos, sem problemas. É pouco provável que o elemento queime, mas assim como qualquer outro cooler, o ventilador pode estragar, o que pode causar problemas. É importante que o Cooler Peltier que você irá comprar (se comprar) tenha um alarme de temperatura.